terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alienação

Alienação é um termo que adquire maior relevância na terminologia marxista, especialmente por causa dos manuscritos econômico-filosóficos de 1844. É uma espécie de idéia precursora do conceito posteriormente desenvolvido nas obras-primas Capitais, o fetiche.
A alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A alienação trata de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
Alienação refere à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios.
Perda de algum bem material, físico, mental, emocional, cultural, social, político ou econômico. Onde você não apenas cede, mas o recepciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura às coisas são humanizadas e os humanos são coisificados.
Afeta principalmente o homem do mundo moderno em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.


Lazer Alienado


O lazer alienado é quando o indivíduo compra seu lazer da forma que a propaganda o afeta sem saber o que vai acontecer, manipulado por outros, frequentam lugares badalados, consomem “filmes da moda”. Agindo dessa forma muitos fingem que estão se divertindo, querem acreditar que estão se divertindo, mas na verdade através da mascara da alegria se esconde uma crescente incapacidade para o verdadeiro lazer.


Consumo Alienado

O consumo alienado é quando uma pessoa compra um produto de uma forma para aliviar a sua ansiedade ou compra exageradamente e muitas nem utiliza o produto, essas pessoas se tornam alienadas. Isso ocorre principalmente com as mulheres que se tornam viciadas em compras As empresas devem estar sempre atentas e inovando a cada dia para atender as necessidades e os desejos de seus clentes.


Trabalho Alienado

O trabalho alienado é a situação em que o individuo trabalha, mas não sabe para que ele está fazendo aquilo, qual a sua finalidade. O trabalho realmente pode alienar um indivíduo e, por consequência disto, pode alienar-se do mundo por estar vivendo dentro de um espaço limitado. Seu conhecimento pode não ir mais longe do que ele faz no seu trabalho.

4 comentários:

  1. É muito interessante saber que alienação e muito frequente em nosso codidiano, por exemplo, alienação mo trabalho, no nosso lazer e ate no nossoo dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena,e uma oportunidade jogada fora pelas pessoas alienadas,pois sem "aceitação" das idéias de outros,do mundo de hoje,pode ser considerado até falta de estudos,pois o cotidiano,os conhecimentos do mundo conta até na hora de fazer uma prova de vestibular!...Resumindo uma pessoa alienada ela é um "nada" no mundo!

    ResponderExcluir
  3. Animais e insetos são seres irracionais. Mas pode-se dizer que a formiga realiza um trabalho alienado?

    ResponderExcluir